Ferramenta pedagógica operacional para o estudo da Matemática do Ensino Fundamental e Médio.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
SAIU A NOTA DO ENEM (28/01/2010)
Uma boa nota no ENEM pode ser a entrada para um curso superior. Fique esperto(a) Clique aqui
terça-feira, 17 de novembro de 2009
TEOREMA DE TALES
Oi, galerinha da 8ª Série A da E.E.E.F.M. Monsenhor Mâncio! Bragança - Pa
Iremos estudar um dos Teoremas de grande contribuição para a Matemática, assistam aos dois vídeos abaixo e comentem no Fórum aquilo que mais lhe chamou atenção. Bons estudos!
sábado, 7 de novembro de 2009
Resultado da pesquisa estabelecida na sala 106 - 2º ano - Manhã da EEEFM Prof. Bolívar Bordallo da Silva
Perfil - Coleta de dados

PLOTAGEM DE DADOS - Organização do rol



PLOTAGEM DOS DADOS - Construção das Tabelas



REPRESENTAÇÃO GRÁFICA




1-Conforme dados apurados pelas medidas de tendências centrais (MA, Mo e Me) na plotagem acima, como podemos caracterizar a sala 106?
2-Quais foram os tipos de apresentação gráfica escolhida pela aluna Jhenny Ellen? Você é capaz de identificar o que está faltando em todas elas? Caso positivo, descreva sua importância.
3-Refaça os cálculos para apurar o Desvio Padrão das variáveis quantitativas e reflita sobre os dados apresentados pela sua colega?
4-O que é um pictograma? Qual sua utilidade na publicidade?
5-O que mais os alunos da 106 gostam de fazer no tempo livre? O que essa váriavel representa em relação ao total de entrevistados? Descreva como se obtém a moda dessa tabela.
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção? Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.

PLOTAGEM DE DADOS - Organização do rol


PLOTAGEM DOS DADOS - Construção das Tabelas



REPRESENTAÇÃO GRÁFICA




PRAZO ENCERRADO PARA ENVIO DE POSTAGENS: Obrigada pela sua participação na realização desse trabalho!De acordo com os dados acima responda no Fórum e comente com seu colegas (obs.: seja sucinto e preciso em suas respostas, cuidado com a grafia!) FIQUE ATENTO AO PERÍODO DE POSTAGEM: Início: 08/11/09 Final:15/11/09.
1-Conforme dados apurados pelas medidas de tendências centrais (MA, Mo e Me) na plotagem acima, como podemos caracterizar a sala 106?
2-Quais foram os tipos de apresentação gráfica escolhida pela aluna Jhenny Ellen? Você é capaz de identificar o que está faltando em todas elas? Caso positivo, descreva sua importância.
3-Refaça os cálculos para apurar o Desvio Padrão das variáveis quantitativas e reflita sobre os dados apresentados pela sua colega?
4-O que é um pictograma? Qual sua utilidade na publicidade?
5-O que mais os alunos da 106 gostam de fazer no tempo livre? O que essa váriavel representa em relação ao total de entrevistados? Descreva como se obtém a moda dessa tabela.
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção? Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Resultado da pesquisa estabelecida na sala 206 - 2º ano - Tarde da EEEFM Prof. Bolívar Bordallo da Silva

Perfil - Coleta de dados

PLOTAGEM DE DADOS : Organização do rol.

PLOTAGEM DE DADOS : Tabelas e Gráficos





PRAZO ENCERRADO PARA ENVIO DE POSTAGENS: Obrigada pela sua participação na realização desse trabalho!De acordo com os dados acima responda no Fórum e comente com seu colegas (obs.: seja sucinto e preciso em suas respostas, cuidado com a grafia!) FIQUE ATENTO AO PERÍODO DE POSTAGEM: Início: 03/11/09 Final:13/11/09.
1-Pelos dados apresentados pelas Medidas de Tendência Central (MA, Mo e Me) como podemos definir os alunos da sala 206?
2-Qual foi o gráfico escolhido pelos alunos Ana Luiza e Danilo Luiz para representar o Nº de Calçado de sua turma? Você capaz de descrever como foi feito? Caso positivo identifique o que está faltando na apresentação.
3-Você pode afirma que na 4ª classe da tabela Massa Corpória existem pessoas com 71 Kg observando apenas os dados da tabela? Explique sua resposta.
4-Das atividades apresentadas pela sala 206 relacionadas a Hobby, qual a frequência relativa de menor participação? Qual o procedimento para obtenção da Moda?
5-O que são variáveis quantitativas? Dê exemplos.
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção? Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.
sábado, 31 de outubro de 2009
Resultado da pesquisa estabelecida na sala 105 - 2º ano - Manhã da EEEFM Prof. Bolívar Bordallo da Silva
Perfil - Coleta de dados

PLOTAGEM DE DADOS - Organização do rol



PLOTAGEM DOS DADOS - Construção das Tabelas




REPRESENTAÇÃO GRÁFICA





De acordo com os dados acima responda no Fórum e comente com seu colegas (obs.: seja sucinto e preciso em suas respostas, cuidado com a grafia!) FIQUE ATENTO AO PERÍODO DE POSTAGEM: Início: 03/11/09 Final:13/11/09.
1-Sobre a tabela da Altura da Sala 105 podemos afirmar que na 1ª classe existem pessoas com 1,62 m? Sim ou não explique porque.
2-Qual foi o gráfico escolhido pelos alunos Clívia e Diego Guilherme para representar a faixa etária de sua turma? Identifique o que está faltando na apresentação?
3-Você pode explicar o que significa as Medidas de Dispersão? Refaça os cálculo para apurar a Variância e Desvio Padrão da tabela nº de irmãos e reflita sobre os dados apresentados pelos seus colegas?
4-O que a Média Aritmética, a Moda e a Mediana nos dizem de uma variável quantitativa? Como foi obtida a Média Aritmética da Massa do alunos da 105.
5-O que são variáveis qualitativas? Dê exemplos.
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção? Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.

PLOTAGEM DE DADOS - Organização do rol



PLOTAGEM DOS DADOS - Construção das Tabelas



REPRESENTAÇÃO GRÁFICA





PRAZO ENCERRADO PARA ENVIO DE POSTAGENS: Obrigada pela sua participação na realização desse trabalho!
1-Sobre a tabela da Altura da Sala 105 podemos afirmar que na 1ª classe existem pessoas com 1,62 m? Sim ou não explique porque.
2-Qual foi o gráfico escolhido pelos alunos Clívia e Diego Guilherme para representar a faixa etária de sua turma? Identifique o que está faltando na apresentação?
3-Você pode explicar o que significa as Medidas de Dispersão? Refaça os cálculo para apurar a Variância e Desvio Padrão da tabela nº de irmãos e reflita sobre os dados apresentados pelos seus colegas?
4-O que a Média Aritmética, a Moda e a Mediana nos dizem de uma variável quantitativa? Como foi obtida a Média Aritmética da Massa do alunos da 105.
5-O que são variáveis qualitativas? Dê exemplos.
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção? Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.
domingo, 25 de outubro de 2009
Resultado da pesquisa estabelecida na sala 207 - 2º ano - Tarde da EEEFM Prof. Bolívar Bordallo da Silva
PERFIL - COLETA DE DADOS

PLOTAGEM DE DADOS - ORGANIZAR O ROL

PLOTAGEM DE DADOS - CONSTRUÇÃO DAS TABELAS




REPRESENTAÇÃO GRÁFICA








1-Explique como foi obtida a Média Aritmética na tabela "MASSA CORPÓRIA da 207" ?
2-Qual foi o gráfico escolhido pela aluna Cássia Rosário para representar as cores preferidas da sua turma? Explique como foi feito esse gráfico?
3-O que demonstra a representação gráfica feita pela aluna Ardenize? Como se chama esse tipo de apresentação? Você pode identificar o pequeno vacilo na apresentação? Caso positivo descreva.
4-Para que servem as Medidas de Tendência Central (MA, MO e ME) ? Como foi obtida a Mediana que expressa os dados da altura do alunos da 207.
5-As variáveis quantitativas contínuas são representadas por gráficos especiais, qual são? Como se processa cada um deles?
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção?Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.
PLOTAGEM DE DADOS - ORGANIZAR O ROL

PLOTAGEM DE DADOS - CONSTRUÇÃO DAS TABELAS




REPRESENTAÇÃO GRÁFICA







PRAZO ENCERRADO PARA ENVIO DE POSTAGENS: Obrigada pela sua participação na realização desse trabalho!De acordo com os dados acima responda no Fórum e comente com seu colegas (obs.: seja sucinto e preciso em suas respostas, cuidado com a grafia!) FIQUE ATENTO AO PERÍODO DE POSTAGEM: Início: 26/10/09 Final:06/11/09.
1-Explique como foi obtida a Média Aritmética na tabela "MASSA CORPÓRIA da 207" ?
2-Qual foi o gráfico escolhido pela aluna Cássia Rosário para representar as cores preferidas da sua turma? Explique como foi feito esse gráfico?
3-O que demonstra a representação gráfica feita pela aluna Ardenize? Como se chama esse tipo de apresentação? Você pode identificar o pequeno vacilo na apresentação? Caso positivo descreva.
4-Para que servem as Medidas de Tendência Central (MA, MO e ME) ? Como foi obtida a Mediana que expressa os dados da altura do alunos da 207.
5-As variáveis quantitativas contínuas são representadas por gráficos especiais, qual são? Como se processa cada um deles?
6-Para você como foi o desenvolvimento desse trabalho? O que mais lhe chamou a atenção?Você se percebeu no trabalho de um pesquisador? Comente.
domingo, 4 de outubro de 2009
SAIBA MAIS SOBRE O ENEM
O professor de Matemática Marcelo Dias Carvalho, fala sobre o enem para o Estadão Educação chamando atenção dos alunos a pontos interessantes que você dereriam saber. Clique aqui!.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
ESTATISTICA
Esquema das aulas de Estatística para as turmas do 2° Médio salas 105/106/205/206 e 207 da Escola Estadual Bolívar Bordallo da Silva.
1º passo: Teoria (Elementos de uma pesquisa estatística) Ambiente: Sala de aula
2º passo: Prática (coleta de dados: construção do perfil da sala) Ambiente: Sala de aula
3º passo: Plotagem dos dados (organização do rol e construção das tabelas fi e Fi) Ambiente: Sala de aula e casa
4º passo: Representação gráfica conforme as variáveis (gráficos de barras, linhas, setores, histogramas, ogivas, pictogramas) Ambiente: Sala de Aula e casa
5º passo: Medidas de Tendência Central (Média Aritmética, Moda e Mediana) Ambiente: Sala de aula, casa e blog
6º passo: Desvio padrão e variância. Ambiente: Sala de aula, casa e blog
7º passo: Entrega da pesquisa descritiva. (Avaliação e postagem no blog)
8º passo: Estatística Indutiva (inferências e conclusões). Ambiente: Sala de aula, casa e blog
1º passo: Teoria (Elementos de uma pesquisa estatística) Ambiente: Sala de aula
2º passo: Prática (coleta de dados: construção do perfil da sala) Ambiente: Sala de aula
3º passo: Plotagem dos dados (organização do rol e construção das tabelas fi e Fi) Ambiente: Sala de aula e casa
4º passo: Representação gráfica conforme as variáveis (gráficos de barras, linhas, setores, histogramas, ogivas, pictogramas) Ambiente: Sala de Aula e casa
5º passo: Medidas de Tendência Central (Média Aritmética, Moda e Mediana) Ambiente: Sala de aula, casa e blog
6º passo: Desvio padrão e variância. Ambiente: Sala de aula, casa e blog
7º passo: Entrega da pesquisa descritiva. (Avaliação e postagem no blog)
8º passo: Estatística Indutiva (inferências e conclusões). Ambiente: Sala de aula, casa e blog
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